O Príncipe Nicolau Maquiavel
- Jovens Paranoicos
- 4 de set. de 2018
- 1 min de leitura
Editora: Hunter Books
Nota: 3,8

Nos primeiros capítulos, mais precisamente entre o I ao XI, Maquiavel discorre sobre a Importância do poderio militar e a necessidade da completa dominação de um território novo, permanecendo no local e eliminando o inimigo. Nesses capítulos o autor também ensina como lidar com as antigas leis existentes no território conquistado e alega que "os fins justificam os meios".
Nos capítulos XII ao XIV o autor faz uma análise das atuais tropas do Príncipe Lorenzo de Médice.
Já nos capítulos seguintes, Maquiavel descreve as características e condutas necessárias a um governador, discorrendo sobre as alianças e relações que o príncipe deve ou não cultivar, ressaltando a importância de se cercar de pessoas de confiança e pede à família real que liberte a Itália dos bárbaros que a dominam.
Apesar de ser um livro escrito em 1513, é de fácil leitura, principalmente seus primeiros capítulos. Já a partir da metade do livro a história começa a ficar um pouco amassante, mas nada que o impeça de parar a leitura.
É um ótimo livro que retrata o estado e as formas de governos, podendo relacionar muitos conceitos narrados na política atual.
Comentarios